Bloco do Riso Frouxo, dos Doutores da Alegria

Neste carnaval, em sua 4ª edição, o bloco dos doutores da Alegria irão percorrer oito hospitais públicos de SP.


Com tributo às grandes intérpretes do samba brasileiro, ‘besteirologistas’ levam tradição do Carnaval aos pacientes, pais e profissionais de saúde da Capital



Bloco do Riso Frouxo, da associação Doutores da Alegria, levará a folia de Momo pelo quarto ano consecutivo às crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde. Serão nove apresentações, sempre a partir das 10h, entre os dias 10 e 18 de fevereiro.

Os besteirologistas visitam o Instituto da Criança e o Hospital do M’Boi Mirim no dia 10 de fevereiro; o Hospital Santa Marcelina e o Hospital Geral do Grajaú no dia 11; o Instituto de Tratamento do Câncer Infantil – ITACI e o Hospital do Mandaqui no dia 12; o Hospital Universitário da USP e o Hospital Municipal do Campo Limpo no dia 13; e, por fim, retornam ao Hospital Santa Marcelina, no dia 18 de fevereiro.

Para este ano, o bloco - sob a supervisão do coordenador artístico David Tayiu - preparou um tributo às vozes femininas que fizeram história interpretando sambas e marchinhas em nosso Carnaval, entre elas Clara Nunes, Beth Carvalho, Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, Chiquinha Gonzaga, Leci Brandão, Emilinha Borba e Carmen Miranda. Já os figurinos e adereços, criados especialmente para a ocasião, serão inspirados na Era das Vedetes e no Teatro de Revista.

Canções inesquecíveis que marcaram a carreira dessas intérpretes serão lembradas durante a passagem do bloco pelos corredores das unidades de saúde. A ideia também é ressaltar a presença crescente das mulheres em todas as áreas da saúde pública, desde as mães que lutam pelo restabelecimento dos filhos até as diretoras gerais dos hospitais.

“Acreditar na diversidade cultural e social é um passo fundamental para o desenvolvimento de um povo e, por isso, o Bloco do Riso Frouxo vai além das brincadeiras. Nosso trabalho de pesquisa visou resgatar músicas que já estão fora da mídia, mas são parte da nossa memória”, comenta o diretor artístico Ronaldo Aguiar.

Toda a ação é construída a partir da linguagem do palhaço, com base no improviso e no humor, potencializando as relações saudáveis e contribuindo com a inclusão sociocultural. 

Dragões da Real

Em se tratando de Carnaval, vale ressaltar que o ano de 2020 é ainda mais especial para a associação, que será homenageada pela escola de samba Dragões da Real, atual vice-campeã do Grupo Especial de São Paulo. Com o enredo “A Revolução do Riso”, a agremiação da Vila Anastácio será a terceira a desfilar na sexta-feira de Carnaval, dia 21 de fevereiro. Além disso, a organização também celebrará o Carnaval nas outras duas cidades em que atua: nas ruas e hospitais do Recife, os blocos do Miolo Mole e do Miolinho Mole, fontes de inspiração para o Riso Frouxo, atingem, respectivamente, suas 17ª e 14ª edição; já os hospitais do Rio de Janeiro recebem a 8ª edição do Bloco da Seringa Solta.

DOUTORES DA ALEGRIA

Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. 

Fundada em 1991, a associação transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e é reconhecida e premiada internacionalmente pelo impacto de suas ações. Em 2016, se reposiciona a partir de uma nova governança e uma nova tarefa institucional que reforça a cultura como um direito de todos. 

Com o Programa de Palhaços em Hospitais, já realizou mais de dois milhões de intervenções e hoje atua em oito hospitais de São Paulo e quatro em Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, desenvolve a curadoria de uma programação artística permanente e gratuita em sete hospitais, ampliando as relações entre arte e saúde. 

O trabalho é gratuito para os hospitais e mantido por doações de empresas e pessoas. Saiba mais em doutoresdaalegria.org.br e em facebook.com/doutores.
 

DOUTORES DA ALEGRIA

BLOCO DO RISO FROUXO 2019

DATAS E LOCAIS EM SP

10/2     Instituto da Criança (ICr) | Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 647 - Jardim Paulista. 
              Hospital M'boi Mirim | Estrada do M'Boi Mirim, 5203 - Jardim Ângela.

11/2     Hospital Santa Marcelina | R. Santa Marcelina, 177 - Itaquera.
             Hospital Geral do Grajaú | R. Francisco Octávio Pacca, 180 – Pq. Nações Unidas.

12/2     Inst. de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci) | R. Galeno de Almeida, 148 - Pinheiros.                  Hospital do Mandaqui |R. Voluntários da Pátria, 4301 – Mandaqui.

13/2     Hospital Universitário | Av. Prof. Lineu Prestes, 2565 - Butantã.
             Hospital Municipal do Campo Limpo | Estr. De Itapecerica, 1661 – Campo Limpo.

18/2     Hospital Santa Marcelina | R. Santa Marcelina, 177 - Itaquera.

0 comentários:

Postar um comentário