Alimentação e TPM

Vamos falar sobre a saúde da mulher? Você sabe o que é TPM?

(imagem retirada da internet)


A TPM (tensão pré-menstrual) é um quadro que ocorre antes da menstruação e afeta milhares de mulheres mundo afora, causando diversos sintomas físicos e emocionais como dores nas mamas e na cabeça, irritabilidade, inchaço nos braços e pernas, compulsão alimentar, desejo por doces e depressão.

As causas da TPM ainda não são completamente estabelecidas, porém estudos científicos têm mostrado desequilíbrio de alguns neurotransmissores e hormônios, além da deficiência de importantes nutrientes (magnésio, vitamina B6, vitamina B3 e triptofano) que participam da formação da serotonina, neurotransmissor que age no cérebro modulando humor, ansiedade e apetite.

Alguns alimentos auxiliam a melhorar e/ou evitar os sintomas da TPM e devem fazer parte da rotina alimentar de quem sofre com ela:

  • grãos integrais – arroz, semente de chia, sementes de abobora e de girassol (fontes de vitamina do complexo B);
  • oleaginosas – castanhas, nozes, amêndoas, macadâmia, pistache (fontes de magnésio);
  • triptofano – aveia, atum, ovo, grão de bico, banana, quinoa;
  • chocolate com 50% ou mais de cacau;
  • óleos de prímula e borragem.


Sobre Camila Fontes - CRN 41321

Graduada em Nutrição (Universidade Presbiteriana Mackenzie/2013), especialista em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica (GANEP Educação - 2016), pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional (VP Centro de Nutrição Funcional - 2018). 

Atualmente faz extensão universitária em Interpretação de Exames Laboratoriais com Gabriel de Carvalho (conclusão em 2020). Atende em consultório próprio desde 2015 e, devido à crescente demanda por orientação nutricional, em outubro de 2019 inaugurou a Camila Fontes Clínica Integrada.

0 comentários:

Postar um comentário