Alimentação também faz parte da prevenção no Outubro Rosa

 Alimentação também faz parte da prevenção no Outubro Rosa



Sistema imunológico reforçado por uma dieta saudável e equilibrada ajuda na prevenção ao câncer de mama, durante e após o tratamento da doença

Esse mês é conhecido mundialmente pelas ações da campanha Outubro Rosa, de prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Empresas, entidades e toda a população se mobilizam para conscientizar e chamar atenção para a importância do tema. Uma das iniciativas mais conhecidas é a iluminação de monumentos históricos, prédios públicos e pontes em prol da causa, mas pode ser bem mais simples se juntar ao movimento e, de quebra, ajudar na prevenção: cuidando da alimentação.

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo e o Brasil é responsável por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. A mamografia é hoje a principal estratégia para o diagnóstico precoce da doença e maior aliada para o tratamento eficaz. A história de que o câncer é uma sentença de morte virou mito, principalmente no caso do de mama, que, se descoberto precocemente, tem alto índice de cura. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.

Imunidade em alta

E como a alimentação influencia nessa questão? Vários alimentos são bons para o sistema imunológico e podem fazer parte de uma dieta equilibrada de maneira simples, reforçando nosso corpo para prevenir ou até mesmo dar aquela força durante o tratamento. Simone Guerretta, engenheira de alimentos da Uná Alimentos, dá a dica de alguns campeões da imunidade. "Frutas cítricas, alho, açafrão da terra e espinafre são alguns exemplos de hortifrutis com grandes benefícios, além de muitos suplementos, como zinco, vitamina D e vitamina B6". (exemplos da Uná: purê de banana da terra com açafrão, filé de frango caipira grelhado ao limão e arroz integral multigrãos)

Comum na mesa de qualquer brasileiro e no preparo de diversos pratos, a cebola é um grande aliado na redução de alguns tipos de câncer, entre eles o de mama combatendo a formação de nitrosaminas, que são carcinógenos que se ligam ao DNA. Rico em licopeno, o tomate atua removendo radicais livres do organismo - compostos que aceleram o envelhecimento celular propiciando o organismo a desenvolver doenças.

São bem-vindos ainda na cesta do hortifruti brócolis, couve e pimentão verde e vermelho, alimentos ricos em Vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo. Brócolis, couve e espinafre ainda possuem ácido fólico, que auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do sistema imunológico.

Arrecadação virtual de lenços




Além de ajudar na disseminação de informações sobre prevenção, a empresa especialista em alimentação saudável e prática participa da Campanha Outubro Rosa com uma ação de arrecadação de lenços no formato virtual, em parceria com Instituto Quimioterapia e Beleza. No site da Uná é possível, com poucos cliques, doar um lenço para uma paciente oncológica e contribuir para levantar a autoestima das mulheres durante o tratamento. A empresa vai ainda dobrar as doações que receber por meio do site.

0 comentários:

Postar um comentário