Melanoma - Você sabe o que é?

Olá, tudo bem com vocês? Hoje não irei publicar nenhuma receita ou release de produto. O assunto hoje será de utilidade pública e algo muito sério. Já ouviram falar sobre Melanoma? Não?
Vocês sabiam que  Maio é o mês internacional dedicado ao Melanoma. 
Então chegou o momento de aprendermos sobre esta grave doença que em 30/01/17, levou meu irmão ao falecimento. Passado 3 meses, agora me sinto confortável para falar sobre este assunto.


Maio é o mês internacional de combate ao melanoma.
Fique atento às dicas para prevenção da doença

Instituto Melanoma Brasil lança sua nova campanha anual e promove ações para alertar a população sobre a doença, diagnóstico precoce e prevenção

O melanoma é o tipo de câncer de pele mais agressivo que existe. Cuidar da pele e conhecer pintas e manchas é fundamental para prevenção da doença e diagnóstico precoce. Para alertar a população sobre os riscos e disseminar conhecimento sobre o tema, o Instituto Melanoma Brasil, ONG que atua na divulgação e conscientização sobre o melanoma, traz dicas de como proteger o maior órgão do corpo humano.
Mais comum entre os brasileiros, o câncer de pele sozinho apresenta mais casos no País do que os outros 17 tipos de tumores, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Todos os anos são diagnosticados mais de 100 mil novos casos da doença no mundo. “Por falta de informação, as pessoas não se preocupam e muitas delas nem imaginam que o câncer de pele pode matar, principalmente o melanoma, pois tem grande capacidade de metástase”, explica Rebecca Montanheiro, presidente da ONG.
O melanoma cutâneo é um tipo de câncer de pele originado pelas células que produzem a melanina, substância responsável pela cor da derme e apresenta 3% das neoplasias malignas da pele, apesar de ser o mais grave devido a sua alta chance de metástase. Segundo o INCA em 2016, a estimativa de novos casos de melanoma foi de 5.670, sendo 3 mil em homens e 2.670 em mulheres.

A seguir informações sobre sinais, sintomas, fatores de risco e prevenção.

Sinais e sintomas:
- Manchas que coçam, ardem, escamam e sangram
- Sinais ou pintas que mudam de tamanho
- Feridas que não cicatrizam a mais de quatro semanas
- Mudanças na textura da pele

ABCDE, regra didática que ajuda a reconhecer a doença em seu estágio inicial:


Assimetria: imagine uma divisão no meio da pinta e verifique se os dois lados são iguais. Se          apresentarem diferenças deve ser investigado
Bordas irregulares: verifique se a borda está irregular, serrilhada, não uniforme
Cor: verifique se há várias cores misturadas em uma mesma pinta ou mancha
Diâmetro: veja se a pinta ou mancha está crescendo progressivamente
Evolução: Modificação das características das pintas ao longo do tempo

Fatores de risco:
- Exposição solar
·         Pessoas que tomaram muito sol ao longo da vida sem proteção têm risco aumentado. Quanto mais queimaduras solares a pessoa sofreu, maior é o risco de desenvolver câncer de pele
- Características da pele
·         Pessoas com a pele clara, olhos claros, com cabelos loiros ou ruivos
·         Pele que sempre se queima e nunca bronzeia quando exposta ao sol
·         Pessoas com muitas pintas espalhadas pelo corpo
            - Histórico pessoal
·         Pessoas que já tiveram um câncer de pele ou lesão pré-cancerosa anteriormente têm mais chances de desenvolver um novo melanoma
         - Histórico familiar
·         O melanoma é mais comum em pessoas que têm antecedentes familiares da doença

            Prevenção:
·         Faça o autoexame regular da pele. Fique atenta a qualquer alteração
·         Evite a exposição excessiva ao sol das 10h às 16h
·         Aplique diariamente o protetor solar. Use produtos com proteção contra radiação UVA e UVB e que tenha fator de proteção solar (FPS) 30. Faça aplicações a cada duas horas se estiver na piscina ou em atividades ao ar livre
·         Mantenha bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses
·         Consulte um dermatologista uma vez por ano, no mínimo, para um exame completo
·         Mantenha uma alimentação saudável e rica em vitaminas

A ONG Melanoma Brasil surgiu em abril de 2014 e foi criada por Rebecca assim que recebeu o diagnóstico da doença. “Percebi que no Brasil havia poucos locais com informações sobre o tema, além de não existir nenhum espaço para compartilhamento de informações e experiências entre pacientes”, conta. Atualmente, a ONG conta com mais de 200 pacientes cadastrados.



Inverno também oferece risco de câncer de pele

Instituto Melanoma Brasil promove ações para alertar a população sobre a doença e medidas preventivas de fotoproteção

Ao contrário do que muitos pensam, as estações mais frias como outono e inverno também oferecem riscos de câncer de pele. Quando supostamente o sol não apresenta perigo, ações preventivas fundamentais são deixadas de lado como o simples hábito de aplicar protetor solar. Aproveitando a proximidade de maio, mês internacional de combate ao melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele, o Instituto Melanoma Brasil, ONG que atua na divulgação e conscientização da doença, alerta a população com medidas preventivas de fotoproteção e a importância do diagnóstico precoce desta neoplasia.
Mais comum entre os brasileiros, o câncer de pele sozinho apresenta mais casos no País do que os outros 17 tipos de tumores, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). O melanoma é um tipo de câncer de pele originado nos melanócitos – células que produzem a melanina, substância responsável pela cor da pele.  O melanoma representa apenas 5% das neoplasias malignas da pele, mas é o de maior gravidade e mortalidade devido a sua alta chance de produzir metástases – quando as células tumorais comprometem outros órgãos tais como fígado, pulmões e cérebro.
Segundo o INCA em 2016, a estimativa de novos casos de melanoma foi de 5.670, sendo 3.000 em homens e 2.670 em mulheres.
 “O melanoma avançado é responsável por mais de 1,5 mil mortes por ano no Brasil. Esse número é muito alto para uma doença com chances de cura superiores a 90% se diagnosticada nas suas fases mais iniciais“, explica Dr. Elimar Gomes, dermatologista, presidente do Grupo Brasileiro de Melanoma e membro do Comitê Científico do Instituto Melanoma Brasil. Uma das formas de facilitar o diagnóstico precoce do melanoma é realizar mensalmente o autoexame da pele, seguindo a regra ABCDE para avaliar a aparência das pintas: A. Assimetria: a metade da pinta não “casa” com a outra metade; B. Bordas irregulares: as pintas são dentadas, chanfradas, com sulcos; C. Cores: a coloração não é a mesma em toda a pinta, há diferentes tons de marrom, preto e, às vezes, azul, vermelho ou branco; D. Diâmetro: a pinta é maior do que 5 mm (0,5 cm); E. Evolução: mudanças da aparência ou crescimento rápido de uma pinta.
 Ainda de acordo com o médico, a exposição excessiva à radiação ultravioleta é um fator de risco muito importante para o desenvolvimento da doença e a prevenção é fundamental durante o ano inteiro, inclusive nos dias frios. “Durante o inverno os raios ultravioletas podem ser tão fortes e prejudiciais quanto no verão. O Brasil é considerado um dos países com maior insolação do mundo em virtude de sua localização geográfica”, finaliza.
A seguir, confira as dicas de fotoproteção e prevenção recomendadas pelo especialista:

·         Evite a exposição solar das 10h às 16h.
·         Aplique o protetor solar todos os dias, independentemente do clima.
·         Use produtos com proteção contra radiação UVA e UVB e que tenha fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior. Faça aplicações a cada duas horas se estiver na piscina ou em atividades ao ar livre.
·         Na praia ou nas atividades ao ar livre, passe uma camada generosa de protetor solar. É importante aplicar o produto cerca de 15 minutos antes de sair de casa.
·         Reaplique o protetor solar a cada três horas. Caso tenha transpirado ou entrado em contato com água, reaplique o produto, mas sempre com o corpo seco.
·         Na praia e nas atividades ao ar livre é recomendado o uso de chapéu, óculos escuros e camiseta.
·         Faça o autoexame regular da pele. Fique atento a qualquer tipo de alteração.
·         Consulte um dermatologista sempre que notar alguma alteração na pele ou pelo menos uma vez por ano para um exame completo.
·         Siga hábitos saudáveis de vida, pratique atividades físicas regularmente e mantenha alimentação balanceada e rica em vitaminas.


Flávia Alessandra estrela campanha preventiva contra
o melanoma, tipo mais agressivo de câncer de pele

Em “Eu protejo a minha pele”, atriz promove engajamento
para a proteção do maior órgão do corpo humano

A atriz Flávia Alessandra é a embaixadora da campanha anual do Instituto Melanoma Brasil, ONG que atua na divulgação e conscientização sobre o melanoma, o tipo de câncer de pele mais agressivo e letal que existe. A ação de comunicação começa a ser veiculada agora em maio, mês internacional de combate a doença, e visa disseminar conhecimento sobre o tema e ressaltar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Considerada uma das principais ações do Instituto, a campanha, em formato de ensaio fotográfico, conta com duas abordagens: “Eu senti na pele” e “Eu protejo a minha pele”. A primeira é estrelada por pacientes reais compartilhando suas histórias e mensagens de alerta, uma vez que a doença não escolhe cor, raça, sexo nem idade. Já a segunda, é um convite ao engajamento de todos para a proteção do maior órgão do corpo humano e conta com a participação da atriz global e outras personalidades, visando uma maior participação de todos e atenção para o tema.
Mais comum entre os brasileiros, o câncer de pele sozinho apresenta mais casos no País do que os outros 17 tipos de tumores, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). O melanoma é um tipo de câncer de pele originado nos melanócitos – células que produzem a melanina, substância responsável pela cor da pele.  O melanoma representa apenas 5% das neoplasias malignas da pele, mas é o de maior gravidade e mortalidade devido a sua alta chance de produzir metástases – quando as células tumorais comprometem outros órgãos tais como fígado, pulmões e cérebro.
“Essa ação faz parte do nosso programa de comunicação e busca mostrar que cuidar da pele e conhecer as pintas e manchas que aparecem é fundamental para a prevenção da doença e para um diagnóstico precoce”, explica Rebecca Montanheiro, presidente e fundadora do Melanoma Brasil.

Acompanhe o Melanoma Brasil e suas novidades:

Instagram: @melanomabrasil

                                                                         
Sobre o Instituto Melanoma Brasil:
O Instituto Melanoma Brasil é uma organização não governamental sem fins lucrativos que atua na divulgação e conscientização sobre o melanoma, o tipo de câncer de pele mais perigoso e letal. Entre seus objetivos está promover a educação sobre a importância do autocuidado, da prevenção e do diagnóstico precoce para toda a população. Além de promover ações de comunicação, o Instituto também acolhe, incentiva o relacionamento e troca de experiências entre pacientes diagnosticados com a doença e os apoia em sua jornada contra o melanoma. O Instituto nasceu em abril de 2014, após o diagnóstico de melanoma de sua idealizadora, Rebecca Montanheiro. Além da Diretoria Executiva, a organização conta com um Comitê Científico, formado por médicos dermatologistas e oncologistas, e coordena o Grupo de Apoio e Acolhimento a Pacientes, hoje com mais de 200 pacientes cadastrados. O Instituto Melanoma Brasil conta com chancela e apoio institucional da fundação norte-americana AIM AT Melanoma e do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM).




0 comentários:

Postar um comentário