Nutrição da Beneficência Portuguesa de São Paulo

Este mês já fiz publicação sobre a campanha Outubro Rosa. Mas, hoje recebi uma matéria sobre uma campanha fantástica.
A Beneficência Portuguesa de São Paulo, em prol da campanha Outubro Rosa, ensina sobremesas funcionais às pacientes de câncer de mama na Oficina de Culinária promovida pela instituição. A ideia surge para amenizar os efeitos colaterais da quimioterapia, como perda de apetite, incentivando a alimentação adequada e melhores resultados no tratamento. As receitas tem as cores da campanha para reforçar a importância da prevenção da doença. A coordenadora do projeto é a nutricionista Iara Cecília Pasqua.

Os tratamentos para combater o câncer de mama, como quimioterapia e radioterapia, podem provocar efeitos colaterais como perda de apetite, boca seca e rachaduras nos lábios. A alimentação adequada é uma importante aliada para amenizar esses sintomas, trazendo benefícios para o sistema imunológico e contribuindo para melhores resultados no tratamento.

A equipe de Nutrição da Beneficência Portuguesa de São Paulo promoveu uma oficina de culinária com pacientes em tratamento de câncer de mama no hospital para ensinar receitas leves e desenvolvidas com ingredientes funcionais, em uma ação divertida e educativa.

A oficina de culinária é um projeto que existe na Beneficência Portuguesa de São Paulo há 4 anos, e começou na Pediatria. "A ideia é que, sob a supervisão de nutricionistas do hospital, as pacientes aprendam a fazer sua própria comida a partir de escolhas mais qualificadas. Os pratos da oficina desse mês são das cores da campanha Outubro Rosa, preparados com alimentos que trazem ganhos à saúde. As sobremesas são bonitas e apetitosas para homenagear as mulheres que estão lutando contra a doença, reforçar a importância da prevenção e do tratamento", afirma Erica Line de Oliveira, responsável pela oficina de culinária da Oncologia e nutricionista clínica da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Por serem mais saudáveis, menos gordurosas e menos calóricas, as receitas podem ser repetidas em casa e consumidas por qualquer pessoa. Confira as receitas abaixo.
  


Cheesecake com cobertura de maçã
Rendimento: 10 porções

Ingredientes da massa:
400g de ricota fresca
1 colher de sopa de fécula de batata
200 ml de iogurte desnatado
2 colheres de sopa de mel
2 ovos

Modo de preparo:
Numa batedeira, coloque o iogurte, os ovos, o mel e a fécula. Depois de bater até que vire uma mistura homogênea, acrescente aos poucos a ricota até que os grumos desapareçam. Coloque a mistura em uma forma untada com azeite e leve para assar por 50 minutos. Leve à geladeira para esfriar.

Ingredientes da geléia de maçã

1 beterraba
2 litros de água fervente
1 xicara de chá de açúcar demerara
4 maçãs

Modo de preparo:
Descasque a beterraba, corte em pedaços grandes e leve para cozinhar nos 2 litros de agua fervente por aproximadamente 1 hora. Retire a beterraba e separe 400 ml da agua que sobrou do cozimento. Em uma panela, coloque a água da beterraba e adicione o açúcar, mexendo por 5 minutos. Depois adicione a maçã picada em cubos e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Leve à geladeira para esfriar e sirva sobre a cheesecake na hora de ir à mesa.


Bolo de frutas
Rendimento: 10 porções de 100g

Ingredientes da massa
6 bananas nanicas
3 ovos
¾ de xicara de óleo

Ingredientes da mistura
1 xícara de uva passa
1 xícara de ameixa seca
1 xícara de nozes
1 xícara de maçã picada
1 xícara de aveia
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo:
Bata no liquidificador os ingredientes da massa (bananas, ovos e óleo) e reserve. Em uma tigela, coloque as frutas picadas e misture a farinha de trigo, a aveia e o fermento. Junte a massa do bolo que estava reservada à mistura feita com as frutas com uma colher e coloque para assar em forma untada a 180 graus. Decore o bolo com frutas secas antes de servir. 

Sobre a Beneficência Portuguesa de São Paulo
A maior unidade hospitalar da instituição, localizada no bairro da Bela Vista, possui 105 mil m² divididos em 5 torres, 810 leitos, sendo 186 leitos de UTI e 23 salas cirúrgicas. Possui pronto-socorro equipado com 30 leitos de observação, 6 leitos de UTI, 5 leitos de isolamento e 68 médicos dedicados, com capacidade para atender mais de 10 mil pessoas ao mês. Além disso, o hospital conta com um corpo clínico renomado dividido em mais 50 especialidades, com destaque para a Cardiologia, Neurologia, Ortopedia e Oncologia e recebe anualmente mais de 1,8 milhão de pacientes.

0 comentários:

Postar um comentário