Antepasto de beringela

Quem ama beringela??? Eu amo e faço diversas receitas pois acho um ingrediente super coringa na cozinha. Conseguimos criar pratos incríveis apenas alterando alguns ingredientes e que poderão ser servidos como antepasto, salada, entrada ou prato principal. A forma de servir não importa. O que realmente importa é fazer algo gostoso. Desta vez fiz um antepasto diferente e para acompanhar um delicioso pão caseiro. Vamos a receita...




Antepasto de Beringela

3 beringelas
2 pimentões vermelho
1 pimentão amarelo
1 abóbrinha
2 cebolas
4 dentes de alho
150 ml de vinagre  de Ervas Finas Castelo
100 ml de azeite
ervas frescas (usei manjericão normal e da folha larga, orégano, cebolinha)
sal a gosto

Cortes em fatias bem fininhas as beringelas e deixe de molho em 2 litros de água e 50 ml de vinagre de Ervas Finas Castelo e 1 col de sopa de sal por 30 minutos.



Enquanto a beringela fica de molho, corte em fatias finas os pimentões, a abóbrinha, as cebolas, o alho e as ervas frescas. 
Escorra bem a água da beringela e num recipiente coloque a beringela e os demais ingredientes picados. Adicione 100 ml de vinagre de Ervas Finas Castelo, o azeite e sal a gosto.  Misture bem para que todos os ingredientes fiquem bem agregados.
Coloque numa forma, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido por 30 minutos. Retire o papel alumínio e mexa. Volte ao forno. 
A cada 15 minutos mexa para que todos os ingredientes cozinhem por igual. Durante o cozimento cria água, mas irá secar e ficará somente os temperos. Este processo dura +/- 1 hora de forno.
Ao perceber que os ingredientes estão cozidos, retire do forno e passe para um refratário. Se desejar poderá acrescentar uvas passas e nozes, mas é opcional.

                          





Espere esfriar e leve para gelar. Mas lembre-se de que o alimento na geladeira deverá ficar bem embalado. Para isso utilize PVC Stretch Alpfilm.


Obs.: Se desejar poderá acrescentar azeitonas verdes ou pretas picadas. E o tempo de forno poderá alterar de acordo com seu fogão.

0 comentários:

Postar um comentário