Beringela com molho de ervas frescas

Segunda feira iniciando com deliciosa receita. Fico imaginando os inúmeros pratos que são elaborados com beringela. Preparei mais uma delícia, mas com molho a base de ervas frescas. E não é que ficou maravilhoso!!!
Fiz uma releitura de uma antiga receita e utilizei as ervas que já tenho plantada na minha jardineira. Aliás toda vez que vou ao Ceasa fazer a feira, sempre trago um tempero diferente. E a hortinha está aumentando... vamos a receita. Preparei um passo a passo completo.


Beringela com molho de ervas frescas

Ingredientes:

3 berinjelas médias com casca e cortadas em rodelas
1/4 xícara (chá) de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
50 ml de vinagre de ervas Castelo

Molho de Ervas Frescas:
 salsinha francesa
manjericão limão
manjericão da folha larga 
hortelã 
orégano
tomilho
10 dentes de alho bem picados 
1 pimenta dedo-de-Moça peq. sem sementes 
1 colher (sobremesa) de sal 
1/2 xícara (chá) de azeite 

Obs.: lembrando que utilizei as ervas que tenho em casa. Mas podem ser substituídas por salsa, cebolinha e hortelã. A proporção é de 2 ou 3 col de sopa de cada erva fresca.

Finalização:
 nozes picadas (a gosto)
50 ml de vinho branco 

Modo de preparo:



Corte as berinjelas em rodelas

Em uma bacia grande coloque as rodelas de beringela e cubra com água. Adicione 01 colher de sopa de sal e 50 ml de vinagre de ervas Castelo.

Escorra e lave com água. Esprema com a palma da mão para tirar o excesso de água e tempere com sal e pimenta.

Espalhe azeite sobre uma assadeira.

Distribua as rodelas de berinjela já temperadas sobre a assadeira untada com o azeite. Regue cada rodela de beringela com azeite e leve ao forno preaquecido por aproximadamente 20 minutos ou até que estejam levemente cozidas e macias. 


Enquanto as beringelas estão no forno, vamos preparar o molho de ervas. Lavar as ervas, secar e picar muito bem. Coloque em uma tigela e adicione o alho picadinho, a pimenta o azeite e o sal. Misture e reserve.

Retire a assadeira do forno e coloque sobre cada rodela de berinjela uma porção do molho de ervas. Salpique as nozes picadas e regue sobre cada rodela de berinjela um fio de vinho branco e mais um pouco de azeite. Retorne ao forno por mais 15 minutos. Deixe esfriar.

Coloque as berinjelas em uma refratário. Se desejar, regue com um pouco mais de azeite. Cubra com filme plástico Alpfilm e sirva no do dia seguinte. Confesso que aqui em casa foi consumido no mesmo dia... kkkkkk 



0 comentários:

Postar um comentário