Beringela com molho de ervas frescas e nozes

São inúmeros os pratos que são elaborados com beringela. Fiz uma releitura para as festas de final de ano e adicionei nozes picadas ao molho de ervas frescas. E não é que ficou maravilhoso!!!
Utilizei as ervas que já tenho plantada na minha jardineira, mas poderá ser feita somente com salsinha. Vamos à receita?


Beringela com molho de ervas frescas e nozes

Ingredientes:

3 berinjelas médias com casca e cortadas em rodelas
1/4 xícara (chá) de óleo composto Maria sabor manjericão
Sal e pimenta do reino a gosto
50 ml de vinagre
Molho de Ervas Frescas:
 salsinha francesa
manjericão limão
manjericão da folha larga 
hortelã 
orégano
tomilho
10 dentes de alho bem picados 
1 pimenta dedo-de-Moça peq. sem sementes 
1 colher (sobremesa) de sal 
1/2 xícara (chá) de óleo composto Maria sabor manjericão

Obs.: lembrando que utilizei as ervas que tenho em casa. Mas podem ser substituídas por salsa e cebolinha. A proporção é de 2 ou 3 col de sopa de cada erva fresca.

Finalização:
 nozes picadas (a gosto)
50 ml de vinho branco 

Modo de preparo:

Corte as berinjelas em rodelas

Em uma bacia grande coloque as rodelas de beringela e cubra com água. Adicione 01 colher de sopa de sal e 50 ml de vinagre.

Escorra e lave com água. Esprema levemente com a palma da mão para tirar o excesso de água e tempere com sal e pimenta.
Espalhe óleo composto Maria sobre uma assadeira.

Distribua as rodelas de berinjela já temperadas sobre a assadeira untada com o óleo composto Maria. Regue cada rodela de beringela com óleo composto Maria e leve ao forno preaquecido por aproximadamente 20 minutos ou até que estejam levemente cozidas e macias. 

Enquanto as beringelas estão no forno, vamos preparar o molho de ervas. Lavar as ervas, secar e picar muito bem. Coloque em uma tigela e adicione o alho picadinho, a pimenta o óleo composto e o sal. Misture e reserve.

Retire a assadeira do forno e coloque sobre cada rodela de berinjela uma porção do molho de ervas. Salpique as nozes picadas e regue sobre cada rodela de berinjela um fio de vinho branco (opcional). Retorne ao forno por mais 15 minutos. Deixe esfriar.

Coloque as berinjelas em uma refratário. Se desejar, regue com um pouco de azeite. Cubra com filme plástico Alpfilm e sirva no do dia seguinte. 
Obs.: Poderá incluis uvas passas e damasco picado.

0 comentários:

Postar um comentário